Investigador recebe homenagens na Marinha do Brasil

A Marinha do Brasil outorgou ao Investigador de Polícia André Luiz Montes Borlott medalha em comemoração ao Dia Nacional do Amigo da Marinha (6 de novembro). A cerimônia capixaba aconteceu na Capitania dos Portos do Espírito Santo na última terça-feira (7).

O Investigador Borlott atua na Polícia Civil desde 2014 e hoje faz parte da equipe da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA). “É uma honra participar dessa cerimônia e receber a homenagem de uma instituição tão importante como a Marinha do Brasil”, afirmou.

Em nota, o Almirante de Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira, Comandante da Marinha, ressaltou que “nestes 38 anos os Amigos da Marinha têm se dedicado, com entusiasmo e comprometimento, à função de porta-vozes da importância da Amazônia Azul e de termos uma Força Naval condizente com a grandeza e os desafios do Brasil. Para tanto, promovem diversos intercâmbios com Instituições interessadas nos estudos e pesquisas sobre navegação, aproveitamento dos recursos do mar e desenvolvimento de tecnologias marítimas”.

O comandante evocou o valoroso espírito marinheiro presente nas atividades dos homenageados e parabenizou-os pela significativa atuação e pela cooperação para o engrandecimento do Brasil e da Marinha.

A medalha é um reconhecimento e uma homenagem às pessoas que, voluntariamente, dedicam-se a divulgar as atividades da marinha e a ampliar a percepção da mentalidade marítima na sociedade.

 O Investigador Borlott faz parte agora da Sociedade Amigos da Marinha (Soamar) podendo ter acesso e participar de algumas atividades oferecidas pelos militares, além de ser convidado para visitar unidades da Marinha em todo o Brasil.

Existem 62 sedes da Soamar regionais e uma internacional, em Portugal. Quatro dessas unidades foram inauguradas em 2017: em Goiânia (GO), Humaitá (AM), Parintins (AM) e Tabatinga (AM). A de Porto Velho (RO) foi reativada.

A data do Dia Nacional do Amigo da Marinha foi escolhida em alusão ao aniversário de nascimento do almirante de esquadra Maximiano Eduardo da Silva Fonseca, ex-Ministro da Marinha, escolhido como Patrono da Soamar em razão do trabalho desenvolvido em prol da consolidação e multiplicação dessas associações.